Templates da Lua

Créditos

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 18 de outubro de 2009

Gastronomia: Feijão Tropeiro Vegetariano


Eu tentei tirar uma foto boa do prato mas não consegui. Tentei fazer uma adaptação vegetariana do feijão tropeiro nordestino e acho que deu certo pelo menos. A receita é facil, mas como eu moro sozinho tive que fazer em grande quantidade mesmo assim. Mas isso eu logo resolvi chamando pessoas para comer comigo. O processo parece ser demorado mas não é. Tente fazer, você vai gostar.



Ingredientes:

- 2 xícaras de feijão vermelho
- Couve cortada em tiras finas
- 1/2 pimentão vermelho, 1/2 amarelo, 1/2 verde
- 2 tomates
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- Salsa e cebolinha
- 1 Pimenta vermelha fresca
- 2 ovos
- 1 xícara de Farinha de Mandioca
- Sal e pimenta do reino

Para começar cate e feijão, deixando-o de molho pelo menos 6 horas. Se voce não achar feijão vermelho pode usar o marrom, carioquinha, que fica bom também. O passo mais importante é o tempo de cozimento do feijão, nesta receita não queremos que ele crie caldo, então o tempo de cozimento comparado com um normal vai ser menor, deixe aproximadamente 15 minutos na pressão. O feijão deve estar carossudo, escorra a água e reserve. Em uma frigideira, coloque o alho picado e o deixe dourar na margarina ou manteiga, depois coloque a couve cortada em tiras finas e sal. Depois de refogada coloque os dois ovos, após o cozimento dos ovos coloque a farinha de mandioca e deixe fritar até ficar torradinho, reserve. Em uma outra panela, coloque as cebolas cortadas em cubinhos para refogar, depois os pimentoes e os tomates, igualmente cortados em cubinhos. Coloque sal e pimenta do reino se quiser. Refogue por pouco tempo, não queremos que eles fiquem molengas. Depois disso junte o feijão cozinho e escorrido na panela, pique a pimenta fresca bem pequena, não esquecendo de retirar as sementes, a parte branca interior, e dando uma lavadinha, por que se não ficará muito ardido. Junte a farofa de ovos que você preparou na frigideira. Salpique salsa e cebolinha e ponto. Voilà, Done.

Eu guardei na geladeira e consumi em menos de uma semana, só que a farofa eu sempre fazia nova e juntava, por que depois de um tempo ela perde a crocancia quando fica armazenada.

L. Bacelar

2 comentários:

  1. =) Receita!
    Aqui em casa é a mana que prepara. Tenho preguiça.

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. inveja mortal dos teus dotes culinários... huahuahua! :D
    saudades!

    ResponderExcluir