Templates da Lua

Créditos

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pessoas Públicas: Fernanda Young


Depois de ver a capa da Playboy de novembro, e gostar do trabalho, decidi escrever sobre a escritora, atriz, roteirista e apresentadora Fernanda Young.
Eu já havia feito um post sobre um livro da FY que tenho, Aritmética, que adorei ler e me fez virar super fã dessa mulher branca pálida, tatuada e com os lábios mais sensuais que já vi.
Fernanda nasceu em 1 de maio de 1970 em Niterói. Minha conterrânea fazia Faculdade de Letras na Universidade Federal Fluminense mas não chegou a se formar, depois se mudou para São Paulo, e em 1995 fez seu primeiro trabalho na televisão como roteirista: A comédia da vida privada. Vou listar alguns trabalhos seus como roteiristas na rede globo:Os normais, Os Aspones, Super Sincero (quadro do Fantástico), Minha nada mole vida, O Sistema, Nada Fofa... ou seja, todas essas séries humorísticas que declaram ao telespectador de maneira irônica os fatos inusitados do dia-dia, FY escreveu. É isso que eu gosto nela, esse romantismo sarcástico que vi em seu livro e bem ilustrado em Os Normais. Alguns anos atrás, em 2006, quando estava na fila do ortopedista eu roubei (sim eu confesso) a página de sua coluna na revista Cláudia, rasguei discretamente a revista e coloquei dentro da mochila, era um texto sobre a política brasileira. Eu sei que foi bem feio da minha parte, depois ainda levei para a minha professora de português do colégio, a Gizá, que leu e achou muito bem escrito e concordou, mesmo que subentendido, que teria sido válido ter rasgado a revista.
Fernanda Young também já escreveu quatro filmes, descobri pesquisando agora que ela foi a roteirista, junto com seu marido, de um do acervo nacional que mais gosto, Bossa Nova. Além desse escreveu Os Normais I e II, e Muito gelo e dois dedos d'água, que está na minha lista de "filmes que quero assistir esse final de semana".
Hoje FY tem três filhas com seu marido Alexandre Machado, com quem é casada a 15 anos, as gêmeas Cecília Madonna e Estela May e uma filha adotiva, a pequena Catarina Lakshimi.
Quem conhecia a Fernanda do Saia Justa sabe que ela se multiava raspando a cabeça e não cultivava grandes vaidades, e fez isso por muito tempo, por mais de 10 anos. Acho que essa capa da revista playboy veio a calhar em uma boa época da FY. A revista está sensual e provocante como os textos de Fernanda, os contrastes de luzes nas fotos em preto e branco estão formidáveis e fazem uma ótima associação com sua pele branca tatuada.

Quem estiver curioso e desejar dar uma olhada o link está aqui.

L. Bacelar

Um comentário:

  1. Fernanda Young é "o cara" mesmo. Adoro os programas em que foi roteirista, sem falar no Irritando Fernanda Young. Quanto a Playboy... Bom, eu não vi, mas acredito que deve ter sido um trabalho bonito, diferente e ao mesmo tempo inusitado... sei lá, não imagino muito ela posando pra Playboy O.o Mas enfim... Ela desempenha bem o que se propõe a fazer ^^ Legal seu post... Beijoos

    ResponderExcluir