Templates da Lua

Créditos

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Meteorologia: Resfriamento Global


Nos encontros de climatologia o assunto mais discutido nos últimos 10 anos é sem dúvida o aquecimento global, aonde há várias teses de que os impactos ambientais gerados pelo homem estão causando uma mudança climática significativa no planeta. Porém há outras teorias sobre mudanças climáticas na Terra: segundo o pesquisador do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) Mojib Latif "nos próximos 10 ou 20 anos" haverá uma tendência de resfriamento natural da Terra que irá se sobrepor ao aquecimento causado pelos humanos. Mojib Latif apresentou sua teoria na Conferência Mundial do Clima, realizada pela ONU em Genebra, na Suíça, onde falou para mais de 1.500 dos principais cientistas de clima do mundo! De acordo com Latif os cientistas estão passando a tomar decisões e conclusões em argumentos políticos, favoráveis a ONU que financia grande parte das pesquisas, e acabam deixando rapidamente de considerar importantes argumentos científicos. O pesquisador do IPCC afirmou que os ciclos oceânicos foram provavelmente os grandes responsáveis pela maior parte do aquecimento registrado nas últimas três décadas e que a perda dramática de gelo na cobertura do Ártico é parcialmente um produto de ciclos naturais, e não do aquecimento global.

"Em muitos sentidos, nós sabemos mais sobre o que irá acontecer em 2050 do que no próximo ano," admite Pope.

A afirmação tem mais sentido do que possa parecer à primeira vista. Os modelos climáticos, a grosso modo, são projeções estatísticas a partir de eventos passados. Isso os torna adequados para prever tendências, embora haja muito menos certeza sobre um ponto específico na curva de projeção - vale dizer, sobre a previsão para um ano específico.

O próprio fato do IPCC apresentar projeções para o ano 2100 sempre foi alvo de críticas dentro da comunidade científica, já que nenhum outro campo das ciências se atreveria a tanto. E o campo específico da meteorologia sempre afirmou que a precisão das suas previsões está na exata medida do volume de dados coletados e do período de tempo coberto pela previsão - quanto mais curto o prazo, mais precisa seria a previsão.

Com isto, torna-se muito mais problemático convencer qualquer um de que as conclusões dos modelos climáticos acertarão as previsões para daqui a 50 ou 100 anos se eles não conseguem dar conta de eventos de curto prazo. Será mais difícil convencer sobretudo os políticos, que têm o poder para iniciar atitudes concretas de combate aos efeitos do atual estilo de desenvolvimento grandemente danoso ao meio ambiente, cause ele aquecimento global ou não.


L. Bacelar

modificado de: inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário